A empresa Ribeiro & Filhos, entidade gestora com mais de 40 anos de experiência na área de resíduos de pneus, foi a vencedora do Prémio Desempenho do Centro da Rede de Recolha 2025.
Este prémio foi dado no âmbito do 23º Encontro da Rede Valorpneu, que este ano decorreu entre os dias 10 e 11 de Novembro, na Região Autónoma da Madeira.
Mas esta não foi a primeira vez que a empresa de Belas recebeu este galardão. A Ribeiro & Filhos, que integra a rede Valorpneu desde 2007, já foi contemplado com cinco “Prémios Desempenho” em 2009, 2014, 2023, 2024 e 2025, como reconhecimento do serviço prestado e do cumprimento das obrigações legais exigidas pela entidade gestora e outras entidades competentes.
O 23º Encontro da Rede reuniu stakeholders da rede Valorpneu e Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SIGPU) sob o tema “Juntos por um Ambiente com Futuro” para debaterem temas impactantes para o sector e partilharem experiências, desafios e oportunidades para o futuro.
A sessão de abertura ficou a cargo de Helder Pedro, Gerente da Valorpneu e Secretário Geral da ACAP, que deu as boas-vindas a todos os convidados e agradeceu a presença de todos os operadores da rede e dos elementos representados da tutela, relembrando que a Valorpneu implementou a gestão de resíduos na região autónoma da Madeira há 15 anos, altura em que realizou o primeiro encontro neste arquipélago.
A inovação, a investigação e desenvolvimento e a digitalização foram temas transversais ao longo de toda a sessão de trabalhos, como sendo estruturantes para “agilizar o sistema, de forma a torná-lo mais colaborativo e com mais soluções para o mercado dos pneus usados”, refere Climénia Silva, Directora Geral da Valorponeu. Esta responsável destacou ainda a importância da extensão da licença da entidade gestora para 10 anos, substituindo os cinco anos habituais, “o que permite uma maior visibilidade, tomar medidas mais estratégicas e assumir metas mais ambiciosas”.
Na sessão de trabalhos ficou ainda a conhecer-se os resultados de 2025 da Valorpneu, que por mais um ano “voltou a cumprir todas as metas propostas, com uma taxa de recolha acima do objetivo de 96%. Este ano vamos recolher 93 000 toneladas de pneus, dos quais cerca de 12 360 toneladas vão para além do objetivo de recolha e são valorizadas energeticamente”, refere. Isto traduz-se em um benefício para o ambiente, com redução de 175 000 toneladas de emissões de gases efeito estufa e um consumo evitado e 5 200 Tj de energia.
O Encontro recebeu dois convidados especiais da região autónoma, Manuel Oliveira, Director Regional do Ambiente e Mar da Madeira, que falou sobre a evolução da gestão de resíduos nos últimos anos no arquipélago, e Amílcar Gonçalves, Presidente do Conselho de Administração da ARM – Águas e Resíduos da Madeira que fez uma breve explicação de como funciona o Sistema de Gestão de Resíduos da Madeira, com especial enfoque na valorização dos pneus usados.
A sessão terminou com a mesa-redonda “Circularidade e Responsabilidade: O Presente e o Futuro da Gestão de Pneus Usados”, moderada por Sofia Arnaud (H Advisors CV&A).
O debate reuniu Ana Cristina Carrola (Agência Portuguesa do Ambiente), Carla Pinto (Direcção-Geral das Actividades Económicas), Rita Marques (Associação dos Recauchutadores de Portugal), Carina Freitas (Divisão de Gestão de Resíduos e Economia Circular da DRAM – Região Autónoma da Madeira) e Isabel Alves (Tecnovia Madeira).
As intervenções abordaram os desafios e oportunidades da economia circular aplicada à gestão de pneus usados, sublinhando a importância da responsabilidade partilhada entre entidades públicas, operadores e produtores para garantir um sistema cada vez mais sustentável e eficiente.
Mas não só de trabalho são feitos estes Encontros Valorpneu, o primeiro dia é sempre mais lúdico e de convívio entre todos os participantes.
Entre um passeio de teleférico e uma visita ao jardim do Monte Palace os participantes trocaram experiências e fizeram um balanço do ano. O dia terminou com uma prova de vinhos Madeira na Blandy's Wine Lodge e com um jantar convívio com direito ao “Bailinho da Madeira”.
A Valorpneu – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda., é uma sociedade sem fins lucrativos, participada em 60% pela ACAP, em representação dos produtores de pneus.