Fórum DPAI/ACAP apresenta os principais desafios e tendências do IAM
Evento foi marcado pelo lançamento da Aplicação Motordata Pós-venda Independente e a apresentação dos resultados preliminares de um estudo elaborado pelo ISEG Executive Education.

Decorreu, no dia 24 de Novembro, o Fórum DPAI/ACAP, na Sede da ACAP, em Lisboa. O evento, dedicado ao sector do Pós-venda independente, pretende apresentar as tendências e os principais indicadores do aftermarket independente em Portugal, contando com algumas novidades, como o lançamento oficial do MotorData Pós-venda, uma plataforma que permite a consulta e comparação de indicadores de mercado, e a apresentação dos resultados preliminares de um estudo realizado pelo ISEG Executive Education, que caracteriza o sector e traça o perfil do consumidor, incluindo padrões de consumo.

A abertura do evento ficou a cargo de Joaquim Candeias, Presidente da DPAI, que expôs os principais temas em discussão na União Europeia, com impacto directo na actividade empresarial. O acesso a dados/funções do veículo, o Motor Vehicle Block Exemption Regulation - MVBER (a regulamentação que confere ao consumidor direito de manter ou reparar o seu veículo numa oficina à sua escolha, desde o km zero, sem perder a garantia do fabricante), a Cibersegurança e a Sustentabilidade.

O mercado automóvel foi o tema introduzido por Helder Pedro, Secretário-Geral da ACAP. Com cerca de 6 712 milhões de veículos em circulação, o parque automóvel caracteriza-se por ser constituído maioritariamente por Ligeiros de Passageiros e Ligeiros de Mercadorias. A idade média dos veículos Ligeiros de passageiros era 13,5 anos e dos de mercadorias, 15,3 anos, em 2021. A média de idade dos veículos entregues para abate é de 23,5 anos em 2021, contra 16 anos em 2006. Outro dos pontos abordados pelo Secretário-Geral da ACAP foi o Fit for 55, tendo destacado que, para se cumprir o objectivo de redução em 55% nas emissões até 2030, 60% das vendas terão de ser de veículos electrificados.
 
MotorData Pós-venda Automóvel. A nova ferramenta estatística para o Aftermarket, foi lançada pela ACAP

Nova edição do Observatório do Pós-venda Automóvel em Portugal

A produção de indicadores estatísticos para o pós-venda tem sido uma prioridade para a DPAI.
O Observatório do Pós-Venda Automóvel Independente é uma publicação específica para o aftermarket que agrega as tendências de evolução do sector, as vendas de veículos automóveis e a caracterização do sector, com a rubrica do parque automóvel. Indicadores fundamentais, para determinar objectivos, preparar decisões e enquadrar a gestão, conforme refere António Cavaco, Director do Departamento Económico-Estatístico da ACAP.

Em 2019, este sector da Manutenção e reparação de veículos automóveis, cresceu 4,2%, sendo que em 2020, o ano da pandemia, houve um decréscimo de 7.4%. Dados preliminares de 2021, do INE, assinalam crescimento de 7,4%, para esse mesmo ano.

Outra métrica relevante para o sector prende-se com os preços das matérias-primas, que registaram um decréscimo em Novembro de 2022, em relação ao período anterior: o preço do Aço caiu 12%, o do Cobre caiu 19%, o do Alumínio caiu 5% e o da Borracha caiu 27%.

Revelada aplicação pioneira em Portugal. O MotorData Pós-venda pretende ajudar as empresas a conhecer a sua performance face à média do sector e a  e extrair dados estatísticos de:
  • Indicadores económico-financeiros do sector do pós-venda, nomeadamente, das empresas de peças independentes, distribuidores de pneus, retalhistas de pneus e reparação independente
  • Parque de veículos automóveis, de motociclos e de tractores agrícolas, detalhado pelas características técnicas dos veículos e por código postal;
  • Matrículas diárias e mensais de veículos automóveis e de motociclos, novos e importados usados em Portugal, detalhadas pelas características técnicas dos veículos;
  • Registos de Propriedade de veículos automóveis, de motociclos e de tractores agrícolas, novos, usados e importados usados, detalhados pelas características técnicas dos veículos e por código postal.
Apresentados os dados preliminares do estudo “O Aftermarket em Portugal: o Presente e o Futuro”, fruto de uma parceria entre a ACAP e o ISEG Executive Education.
Estudo completo vai ser divulgado aos Associados, no dia 25 de Janeiro de 2023.

O Fórum DPAI/ACAP contou, ainda com a apresentação preliminar de um estudo sobre o pós-venda independente. Fruto de uma parceria com o ISEG Executive Education, o estudo intitulado “O Aftermarket em Portugal: o Presente e o Futuro”, pretende fazer uma caracterização do perfil do consumidor do aftermarket, assim como das empresas do sector.

O estudo tem como objectivos a caracterização do canal independente do aftermarket automóvel em Portugal e a procura a ele dirigida; perspetivar a evolução futura da procura dirigida ao canal independente do aftermarket automóvel, em função das inovações tecnológicas no sector automóvel e das alterações nas preferências dos clientes e avaliar as consequências do referido anteriormente, nas estratégias futuras do canal independente do aftermarket automóvel, através da realização de inquéritos aos consumidores e às empresas desta actividade.

Os dados preliminares permitem já retirar algumas conclusões, que foram apresentados a título de exemplo.

A apresentação dos resultados decorrerá no dia 25 de Janeiro de 2023, conforme oportunamente anunciado pela ACAP.

Sabe como vai ser o Aftermarket da próxima geração?
A sessão contou ainda com o contributo de Pedro Díaz, que abordou a temática “O Aftermarket da próxima geração”, e apresentou aquela que será a mobilidade da próxima geração, designadamente:
  • Caracterizada pela eliminação gradual de veículos ligeiros com motor de combustão interna em mercados-chave até 2035, com a chegada rápida da mobilidade eléctrica;
  • O “Car OS” será já uma realidade em 2024, e caracterizado por uma arquitectura de software "DevOps", com computadores de alto desempenho;
  • Outra tendência serão os Sistemas de condução autónoma em 2030, onde a mobilidade como serviço ganha quota de mercado.
A tendência é que o mercado do Pós-venda seja cada vez mais conectado, autónomo, partilhado, eléctrico e sustentável, sendo que, toda esta contextualização afetará este mercado. Vão surgir novos players, com forte peso no mercado, as oficinas vão enfrentar novos desafios, com a complexidade crescente dos veículos.

Haverá um maior peso das frotas. Para o sucesso da rede pós-venda, existem alguns campos de ação essenciais, como o Foco no utilizador final e na sociedade, a exploração de novas parcerias, o investimento no digital, entender os omnicanais; sustentabilidade; novas tecnologias e mobilidade autónoma.

Comissões da DPAI/ACAP apresentaram as suas acções e actividades desenvolvidas ao longo de 2022.
A Comissão Especializada de Serviços e Mobilidade, representada por António Costa, apresentou os excelentes resultados da Oficina Confiança, um Programa criado pela ACAP, para distinguir as oficinas que melhor respeitam as boas práticas para o sector, ao implementar de forma correcta a legislação, com destaque para a do consumidor, fiscal e ambiental.

A Comissão investiu igualmente os seus esforços na Dinamização Associativa, através do aumento dos Associados para uma maior representatividade no sector oficinal, assim como na criação de uma Ordem de reparação, (minuta em fase de construção) que sirva como documento de apoio à actividade das oficinas.

A Comissão Especializada de Distribuidores de Peças, representada por Isabel Basto, apresentou as actividades de 2022, que se prenderam com:
  • A criação de uma Estratégia para o mercado de distribuição de peças em Portugal, essencial para responder à alta competitividade do mercado, à sua fragmentação e à sua rápida mudança.
  • Impacto das principais tendências do automóvel e como pode o sector responder a estas tendências.
  • Observatório ACAP/ Motordata pós-venda.
A Comissão Especializada de Distribuidores de Pneus, representada por José Moura Neto, abordou o contributo da Comissão para a melhoria do Observatório do Mercado de Pneus, através da inclusão de novos indicadores e métricas, da Análise estatística de dados dos distribuidores de pneus, assim como o contributo para a concretização do MotorData.
Várias foram as campanhas desenvolvidas para a consciencialização doas consumidores:
  • Pneu usado, só testado e faturado! – a aquisição do pneu desse ser suportada por uma fatura, para salvaguarda da garantia e dos direitos que a mesma representa para os consumidores.
  • Escolha o lado certo do Pneu: que pretende alertar para os riscos de aquisição de pneus usados, de origem desconhecida, não testados por especialistas.
  • Os pneus têm validade? – campanha que informa que o tempo de contagem da vida de um pneu, inicia-se quando este é instalado na viatura, não sendo a sua data de produção, critério para rejeição
Por fim, Ribeiro da Silva, em representação da Comissão Especializada de Produtores de Pneus da ACAP, apresentou as actividades realizadas no ano de 2022:
  • Elaboração de campanhas informativas para os consumidores, sendo alguns exemplos as campanhas:
    • “O QUE HÁ DE NOVO NO RÓTULO DOS PNEUS NA UE”;
    • “Pneus Usados?! Pode ser Arriscado!”
    • Rádio Comercial e TSF: Campanha com dicas para uma vida prolongada dos pneus;
    • “Os Pneus têm Validade?”
  • Desenvolvimento de guias (Guia do Pneu Usado) e do Manual Técnico dos Pneus;
  • Participação na elaboração do Observatório de Pneus.