Os Pneus têm Validade?

ACAP esclarece dúvida dos consumidores.
  • ​Os Pneus têm Validade?
  • A data de produção do pneu constitui critério para a sua rejeição?

São duas questões que suscitam, ainda, dúvidas ao consumidor final e que a ACAP - Associação Automóvel de Portugal, através das suas Comissões Especializadas de Produtores de Pneus (CEPP) e de Distribuidores de Pneus (CEDP), pretende esclarecer através da sua mais recente campanha de sensibilização.

Os pneus não têm data de validade. Desde que sejam devidamente armazenados e acondicionados, as suas características originais não se alteram, não havendo uma data-limite para a sua montagem, pelo que a data da sua produção não deverá constituir critério para a sua rejeição, no momento da decisão de compra.

O tempo de contagem da vida de um pneu inicia-se quando este é instalado (montado) na viatura. Decorridos 5 anos após a sua montagem, o pneu deverá ser anualmente inspeccionado por um especialista e após 10 anos da data de fabrico, considera-se que deverá ser substituído, independentemente do seu estado.

Os pneus não são indestrutíveis, apesar de serem concebidos para suportarem condições adversas, mas diversos factores e comportamentos podem potenciar o seu envelhecimento ou degradação precoce. O tipo de condução, o estado do veículo, o tipo de pavimento, a pressão, a carga, as condições atmosféricas, como o sol, chuva, são factores que podem comprometer a fiabilidade dos pneus e o desempenho da viatura.

A verificação periódica por um especialista, pode detectar precocemente, alterações do estado do pneu, levando, se necessário, à sua substituição, promovendo-se uma maior segurança rodoviária.

Saiba como ler a informação dos pneus da sua viatura e quais os sinais a que deve estar atento para a sua substituição.

Conheça aqui o Folheto informativo sobre o “OS PNEUS TÊM VALIDADE?”, divulgado pela ACAP.