Dicas para uma correcta manutenção do pneus do seu automóvel
Que pneu utilizar?

Sobre o mesmo eixo, é obrigatório montar dois pneus idênticos (mesma marca, mesmo desenho de
escultura…)

Que pneu utilizar no inverno?

No Inverno, a utilização de pneus específicos (neve, com pregos…) e/ou de correntes pode ser
obrigatório em certas condições.

Montagem do pneu: um trabalho de profissionais

Esta complexa operação consiste em montar um conjunto composto por uma jante, um pneu e uma válvula, sem esquecer a pressão adequada. Todas as intervenções confiadas a um profissional respeitam as normas e procedimentos dos fabricantes de pneus, dos construtores de veículos e da legislação em vigor. O profissional poderá detetar eventuais anomalias suscetíveis de afetar a sua segurança.

A Pressão Adequada

A cada volta da roda, o pneu deforma-se cerca de 12 vezes por segundo, num veículo a 90Km/h. A pressão determina a amplitude das deformações.

A pressão insuficiente origina:
  • Instabilidade no comportamento do veículo.
  • Aumento do consumo de combustível.
  • Um aumento da temperatura, provocando a fadiga dos seus elementos e um desgaste anormal.
Os danos podem ser irreversíveis e perigosos.
A pressão excessiva origina danos na estrutura do veículo, órgão da suspensão e na carga.

Manutenção Habitual

Um pneu perde pressão devido à passagem normal do ar através dos seus componentes, pequenas perfurações, fugas nas válvulas ou através da união pneu/jante.
Por segurança e conforto, deve-se verificar as pressões pelo menos uma vez por mês a frio, sem esquecer a roda suplente.

O desgaste: factores de risco

O desgaste de um pneu é mais rápido ou mais lento em função de diversos factores:
  • Sinuosidade e tipos de pavimento das estradas.
  • Estilo de condução.
  • Estado mecânico do veículo.
  • Pressão dos pneus.
O principal risco é a perda de aderência em solo molhado, quando o desenho da escultura restante não é capaz de escoar a água entre a superfície de contacto e a estrada (aquaplaning).

O que diz a lei?

Os pneus devem apresentar escultura em toda a superfície da banda de rolamento, sendo que os canais principais devem ter uma profundidade mínima de 1,6 mm*.
* Aplicável aos veículos ligeiros e reboques com peso bruto não superior a 3.500 kgs. sendo aquele valor de 1mm para os restantes veículos.
Não devem apresentar cortes ou fissuras, no piso ou nas partes laterais do pneu, que atinjam a tela ou a ponham a descoberto.

Desgastes anormais:

As rodas formam ângulos com o eixo do veículo para otimizar o seu comportamento.
A geometria, especialmente o paralelismo, pode desajustar-se depois de um impacto, originando um desgaste irregular característico. 

Vigie o aspecto do Pneu

Outros sintomas podem conduzir a uma substituição dos pneus:
  • Gretas ou fissuras, frequentemente ligadas ao envelhecimento das borrachas.
  • Cortes (nos flancos ou na banda de rolamento).
  • Deformações localizadas, impacto.

Posição dos Pneus

Tenha sempre no eixo traseiro os pneus novos ou em melhor estado.

Permuta

Proceda a cada 10.000 kms à troca simétrica dos pneus entre eixos; garante assim um desgaste uniforme e regular dos pneus em ambos os eixos do veículo e a sua longevidade.

Alinhamento

Deve alinhar o seu veículo sempre que note uma alteração na trajetória normal do mesmo e quando substitua os pneus.

Equilíbrio

Deve equilibrar o conjunto roda/pneu sempre que monta pneus novos no seu veículo ou quando sentir trepidações na direcção.

Válvula

Deve verificar regularmente o estado da válvula. As válvulas em bom estado garantem que circula com a pressão adequada, com efeitos positivos na segurança, economia e meio ambiente.