VALORPNEU divulga estudo sobre Recauchutagem

 

O estudo “Caracterização da Actividade de Recauchutagem em Portugal”, elaborado pela consultora 3Drivers, foi agora divulgado pela Valorpneu no âmbito de um ‘webinar’ promovido pela entidade gestora e pela ANIRP, no passado dia 28 de Setembro.

Numa primeira fase foi feita a recolha e avaliação da informação disponível sobre o sector, a nível nacional e a nível internacional, tendo como base o sistema de gestão de pneus usados e comparando o funcionamento do sistema em Portugal relativamente a outros países. 

Numa segunda fase foram realizadas entrevistas junto do sector, para recolher perspectivas dos diferentes agentes: um conjunto de recauchutadores, empresas produtoras de pneus, empresas de distribuição e transportadores e também os centros de recepção da Valorpneu. 

Após a análise de todos estes dados, “tentámos identificar oportunidades de melhoria e propor soluções para o desenvolvimento do sector”, revela Eduardo Santos, consultor da 3Drivers.

“Fomentar a qualificação, melhorar a perceção, aumentar a quantidade de carcaças, fomentar a interação e desenvolver políticas que implementem financiamento e apoio às diversas actividades relacionadas com a recauchutagem e com a utilização dos pneus recauchutados”, são algumas das soluções encontradas pelo autor do estudo para tornar a recauchutagem credível e desmistificar alguns preconceitos que ainda existem em torno dos pneus recauchutados.

O estudo revela ainda conclusões muito interessantes, sendo de destacar que: “Portugal continua a ser um dos países com o mercado de recauchutagem mais desenvolvido, com uma taxa de recauchutagem mais de duas vezes superior à média europeia”. 

De relembrar que a operação de recauchutagem de pneus é contabilizada nas metas nacionais de gestão de resíduos, inserida na licença da Valorpneu, de forma autónoma até 2017 ou conjugada com a reciclagem, como acontece actualmente.

Eduardo Santos relembra também que: “Avizinham-se tempos desafiantes para o sector, mas principalmente tempos de oportunidade marcados por uma nova consciência sobre as ameaças ambientais que enfrentamos, mas também pelas respostas que podem ser dadas pelas empresas do sector, pelas entidades públicas e pela sociedade civil”. 

Acrescentando que: “Apesar das limitações e constrangimentos, a perspectiva da maioria dos agentes económicos é que nos próximos anos o mercado da recauchutagem estabilize, principalmente pelo efeito das medidas anti-dumping da UE e da aplicação de metas legais de valorização de materiais”.

“Os recauchutadores, individualmente e através das suas organizações sectoriais, têm um papel central no crescimento do sector no futuro, nomeadamente ao nível da implementação da investigação e desenvolvimento, no desenvolvimento de novos produtos, na promoção dos modelos de negócio mais voltados para o serviço, no investimento em tecnologias de diagnóstico e fabrico mais flexíveis e eficientes e na aposta em recursos humanos altamente qualificados”, sublinha Eduardo Santos.

“Apesar das dificuldades, a actividade de recauchutagem mantém-se consolidada e resiliente, nos seus mais de 70 anos de vida, e é corporizada por um sector dinâmico, exportador, e cujos produtos e serviços são uma mais-valia ambiental e económica”, conclui.

Mas afinal o que é a recauchutagem? A recauchutagem é a operação pela qual um pneu já utilizado, após cumprir o seu ciclo de vida, é reconstruído de modo a permitir uma nova utilização para o mesmo fim para o qual foi projectado. 

Apesar de ser uma actividade existente em Portugal há aproximadamente 60 anos, com circuitos comerciais muito bem definidos, tem ainda um grande potencial por descobrir, com grandes vantagens para o sector e para a tão desejada economia circular.

Entre os grandes números que importam sublinhar são recauchutados anualmente mais de 340.000 pneus em Portugal. 

Este sector representa um volume de negócio de cerca de 40 milhões de euros, contribuindo para PIB nacional, e emprega directamente 400 pessoas.

O estudo completo “Caracterização da Actividade de Reciclagem em Portugal” está disponível em
https://recauchutagem.valorpneu.pt/

 

A Valorpneu – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda., sociedade sem fins lucrativos, é participada, em representação dos produtores de pneus, em 60% pela ACAP.