Valorpneu supera expectativas no primeiro semestre de 2021

A Valorpneu, entidade gestora de pneus usados em Portugal, continua a superar expectativas e no primeiro semestre do ano recolheu e encaminhou para reciclagem e outras formas de valorização mais 10 mil toneladas relativamente ao mesmo período do ano anterior, atingindo as 41.517 toneladas de pneus. Este aumento representou um acréscimo de 32%, tendo nos primeiros seis meses de 2020 sido recolhidas e valorizadas 31.577 toneladas de pneus.

Das 41.517 toneladas de pneus recolhidas e valorizadas, 28.780 toneladas foram preparadas para reutilização e recicladas e 12.737 toneladas valorizadas energeticamente.

Também os pneus colocados no mercado, a fonte de financiamento do sistema integrado de pneus usados gerido pela Valorpneu, através do pagamento do Ecovalor por quem introduz pneus no mercado, apresentam um crescimento de 31% no 1.º semestre de 2021 face ao mesmo período de 2020.

A nível de actividade, e apesar do contexto pandémico vivido nos últimos tempos, a Valorpneu manteve a sua performance e aposta na sua missão enquanto gestora do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU).  

Desde o início de 2021 o sistema contou com 7 novos Centros de Recepção, selecionados no concurso do ano anterior, que se vieram juntar à rede Valorpneu no final de 2020, no distrito de Faro, substituindo os dois que operavam na zona, e nos distritos do Porto, Coimbra e Viana do Castelo que se revelavam carenciados ao nível da capacidade de armazenagem contratada. Em maio de 2021 concretizou-se também a entrada em funcionamento de um centro de recepção no distrito de Bragança em substituição do anterior centro de recepção de pneus usados existente no distrito.

A actividade da reciclagem foi uma das grandes apostas neste primeiro semestre do ano, assistindo-se ao reforço da capacidade de operadores de reciclagem de pneus que concretizaram avultosos investimentos com vista ao aumento da sua capacidade de produção e da qualidade dos seus produtos.

De ressalvar que, durante este semestre, a Valorpneu prosseguiu com as auditorias planeadas realizadas por equipas externas aos comerciantes, operadores e produtores e foi igualmente submetida às auditorias interna e externa do seu Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente e do EMAS.

Na área da sensibilização e comunicação, a Valorpneu lançou em Junho a sua campanha de comunicação institucional “E os seus pneus estão para as curvas?” e continuou a promover a investigação e desenvolvimento de novas aplicações para os pneus em fim de vida de onde se destaca o programa NextLap, um programa de inovação dedicado à economia circular, dando origem a soluções criadas em conjunto por empreendedores portugueses e grandes empresas a partir da reutilização dos componentes de pneus em fim de vida.
A Valorpneu – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda., sociedade sem fins lucrativos, é participada, em representação dos produtores de pneus,
em 60% pela ACAP.