2º Encontro com Empresários do Pós-venda Automóvel Independente
Inserido num ciclo de Encontros do Pós-venda Automóvel Independente, promovido pela Divisão do Pós-Venda Automóvel Independente da ACAP (DPAI), realizou-se no passado dia 19 de Dezembro, mais um Encontro com Empresários, com o objectivo de dar a conhecer os principais indicadores estatísticos e tendências do negócio, bem como, as transformações no mercado com impacto no Pós-venda.

Neste Encontro, que contou com a presença de mais de 40 participantes (empresas de peças, pneus e oficinas), foi, ainda, efectuardo o balanço das principais acções desenvolvidas por esta Divisão no decurso do ano.
 


Joaquim Candeias, Presidente da DPAI, deu particular destaque às seguintes actividades:
 
  • Conhecimento do mercado para apoio à gestão: Desenvolvimento e e consolidação do Observatório DPAI com indicadores de negócio sobre o Pós-venda Automóvel;
  • Campanha ComuniCar: Para maior visibilidade do Pós-venda Independente e fiabilidade dos produtos e serviços prestados.
    Lançamento do Website DPAI e redes sociais;
  • Promoção do negócio, através da participação em feiras (Expomecânica e Motortec);
  • Ciclo de Encontros com Empresários;
  • ​Criação de uma Bolsa de Emprego, com entidades oficiais, para o desenvolvimento de uma estratégia nacional de competências para o Sector que visa a qualificação do tecido empresarial e colmatar a escassez de perfis profissionais.
     
Na intervenção de Helder Barata Pedro, Secretário-Geral da ACAP, foi analisada a evolução do mercado automóvel e o seu impacto no negócio Pós-venda.
 
Pedro Barros - Membro da Comissão Executiva da DPAI
 
Os presentes tiveram, ainda, oportunidade de assistir à apresentação da nova edição do “Observatório do Pós-venda Automóvel”, onde foram destacados por Pedro Barros, membro da Comissão Executiva da DPAI e pelos Serviços da ACAP, os principais indicadores sobre o negócio e tendências de evolução.
Contornando a ausência de fontes oficiais, o Departamento Estatístico da ACAP tem trabalhado a informação proveniente do Banco de Portugal, Autoridade Tributária e INE, tendo elaborado esta publicação inovadora.
O “Observatório do Pós-venda Automóvel” tem vindo a ser aperfeiçoado e enriquecido com múltiplos indicadores, fundamentais para a gestão estratégica das empresas.
 
Adriana Ferro e
Maria Néffe do
Departamento
Económico-Estatístico, apresentaram neste Encontro, a segunda edição do Observatório de Pneus, com indicadores e tendências de negócio de apoio à gestão das empresas inseridas neste ramo.