Valorpneu supera expectativas
 
Resultados Valorpneu superam expectativas

O ano de 2022 foi bastante positivo para a Valorpneu. 

Os resultados já são conhecidos e mais uma vez a entidade gestora de pneus usados em Portugal não só cumpriu todas as suas metas no que diz respeito à recolha e preparação para reutilização e reciclagem de pneus usados, como as ultrapassou. 

O ano passado foram recolhidos e tratados uma quantidade extra de pneus usados de 14 109 toneladas, a cargo da Valorpneu e representando um custo para a entidade na ordem de 1.650.000 euros. 

Estes pneus foram integralmente valorizados, permitindo evitar todos os riscos associados ao não tratamento destas quantidades se as mesmas ficassem à margem do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU).

Desta forma, em 2022 foi possível recolher e tratar 86 374 toneladas de pneus usados, compostas pelas 75 276 toneladas impostas mais o adicional de 14 109 toneladas.

Em termos operacionais, a Valorpneu atingiu as 95 464 toneladas de pneus colocados no mercado nacional, um aumento de 2% face a 2021. 

A reciclagem continuou como o destino final predominante, com 60 734 toneladas e uma representatividade de 70,3% do total. Do restante, 23 478 toneladas foram encaminhadas para valorização energética e 2 160 toneladas para preparação para reutilização (recauchutagem e reutilização meio piso). Os restantes pneus usados foram enviados para valorização energética, sobretudo para co-processamento.

Para 2023, e apesar do contexto económico e social desfavorável, com consequências negativas nas operações do SGPU, a Valorpneu tem como objectivo manter a motivação de todos os que operam no sistema e potenciar práticas de promoção da hierarquia das operações de gestão de resíduos, identificando e selecionando os destinos mais favoráveis, que promovam a proteção do ambiente e minimizem os impactes ambientais. 

Dada a importância do sector da recauchutagem na transição para a economia circular e os níveis de desempenho do SGPU, a Valorpneu continuará a desenvolver acções no sentido de promover esta actividade. 

A área de sensibilização, comunicação e educação, e de investigação e desenvolvimento vão continuar a ser uma prioridade para a Valorpneu na perspectiva de caminhar cada vez mais para uma economia circular.

Tudo, em prol de um Ambiente Melhor!

O Relatório Anual de Actividade 2022 da Valorpneu está disponível em Indicadores – ValorPneu
 
A Valorpneu – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda., é uma sociedade sem fins lucrativos, participada em 60% pela ACAP, em representação dos produtores de pneus.