Valorpneu e NextLap apresentam dois projectos vencedores

 
O programa de inovação colaborativa NextLap, promovido pela Valorpneu e pela recicladora multinacional Genan, chegou ao fim com duas soluções vencedoras apresentadas durante o NEXTLAP: INNOVATION SHOWCASE EVENT, que decorreu no espaço “Colectivo 284”.

As Infraestruturas de Portugal (IP) e a Decathlon desenvolveram dois projectos que permitem dar uma segunda vida a materiais derivados da reciclagem de pneus em fim de vida e contribuir para uma economia mais circular.

startup Farcimar, em colaboração com a Genan e a Infraestruturas de Portugal (IP), desenvolveu um painel de barreira acústica com 22cm de espessura, composto por uma camada estrutural de betão e uma camada de aglomerado de betão com granulado de borracha. Esta barreira, com cerca de 100 metros de extensão, utilizou cerca de 27 toneladas de borracha reciclada e foi instalada na obra em curso da ligação ferroviária entre Évora e Évora Norte.

Já a Decathlon, em conjunto com a Genan e a startup de calçado Wayz, conseguiu desenvolver uma sola para sapatilhas com integração de borracha reciclada, ainda em fase de testes. O objectivo desta solução é produzir uma sola exterior feita de materiais reciclados – borracha, resíduos de sapatos, pó de borracha de pneus, mostrando que a borracha reciclada pode ser aplicada também em produtos de moda.

Segundo Climénia Silva, Directora-geral da Valorpneu, o programa NextLap permitiu acelerar ideias inovadoras e materializá-las em projectos concretos que constituem um benefício para o fluxo de pneus em fim de vida e têm um papel importante na transição para a economia circular. Nesta edição que arrancou no Bootcamp com 20 projectos, nove obtiveram interesse de parceiros do programa, sete foram objecto de desenvolvimentos, tendo alguns ainda continuidade, e dois são finalistas.

Este programa é mais uma das muitas iniciativas que a Valorpneu tem levado a cabo na área da inovação de há vários anos a esta parte, com o objectivo de diversificar as aplicações para os produtos reciclados de pneus e contribuir para um futuro mais sustentável.

Para além da apresentação das ideias desenvolvidas pelos participantes durante o programa Nextlap Accelerator, o evento NEXTLAP: INNOVATION SHOWCASE EVENT contou com um workshop organizado pela Beta-i para discutir os resultados desta edição e uma sessão onde os inovadores partilharam as conclusões dos projectos recebendo feedback dos parceiros sobre as soluções desenvolvidas, seguido de um momento de networking.

O evento juntou inovadores, parceiros, players e investidores que têm uma missão em comum: encontrar soluções de reciclagem para os materiais que compõem os pneus!
 
A Valorpneu – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda., é uma sociedade sem fins lucrativos, participada em 60% pela ACAP, em representação dos produtores de pneus.