DPAI/ACAP acolhe representantes do Grupo Bosch da América Latina na sua Sede, para sessão de partilha de conhecimento

Encontro aconteceu no dia 21 de Setembro e contou com a participação de Joaquim Candeias, Presidente da DPAI/ACAP e de Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management.

A Divisão do Pós-venda Automóvel Independente da ACAP, acolheu na sede da ACAP, representantes do Grupo Bosch da América Latina, no dia 21 de Setembro, onde o grupo teve a possibilidade de conhecer a Associação e de tomar conhecimento do estado do sector automóvel em Portugal.

O acolhimento foi assegurado por Joaquim Candeias, Presidente da DPAI/ACAP, que apresentou a Associação e o seu papel no sector, assim como a relevância do mesmo para a economia do país: constituído por 28 577 empresas, com uma facturação de 33.7 mil milhões/ano e uma representação de 19,5% das receitas fiscais do Estado.

Os objectivos da DPAI/ACAP foram igualmente apresentados, sendo eles, o reforço da representatividade da ACAP/DPAI; dar maior visibilidade ao negócio pós-venda independente; posicionar a Associação como principal fonte de informação de mercado e apoiar o IAM na qualificação das empresas, visão estratégica, e competitividade.

O ponto forte da sessão, prendeu-se com a apresentação dos temas legislativos, que estão actualmente em discussão a nível europeu, pela FIGIEFA, da qual a DPAI/ACAP é membro:

Acesso remoto a dados/recursos do veículo

Através de um mercado único digital Europeu para serviços do sector automóvel, permitindo a competitividade entre prestadores de serviços independentes e da disponibilização aos prestadores de serviços, acesso não-discriminatório aos veículos, incluindo os seus dados, funções e recursos.

Identificação de peças

Formação de um grupo de trabalho, de identificação de peças sobressalentes, um trabalho conjunto entre especialistas da ADPA, CLEPA e FIGIEFA.

Motor Vehicle Block Exemption Regulation (MV-BER)

Permite que as empresas do pós-venda independente, prestem os seus serviços num ambiente de concorrência justa, com os construtores de veículos e concessionários.  Legislação alvo de algumas preocupações do sector, nomeadamente, relativamente à manutenção de veículos na garantia: falta de informação / desinformação dos consumidores, problema com aumento dos planos de manutenção incluídos nos contratos de venda dos veículos e o problema com codificação de peças sobresselentes durante o período de garantia.

O Presidente da DPAI/ACAP, aproveitou igualmente para informar os pontos de reivindicação do sector “Solicitamos à Comissão que introduza esclarecimentos sobre o acesso a informações técnicas “clássicas”, e sobre abusos de garantias. Para informações técnicas e dados do veículo, instamos a Comissão a rever o “princípio da não discriminação”, assim como devem ser introduzidos esclarecimentos importantes para a segurança jurídica.
 
Cibersegurança

Outra preocupação da DPAI/ACAP, prende-se com a necessidade de um desenvolvimento seguro da cibersegurança, onde a instalação e activação de peças seja possível, via ferramentas de diagnóstico multimarcas.

É igualmente necessário, o reconhecimento deste sector, como parte legítima/autorizada e como intervenientes seguros na reparação e no ecossistema da mobilidade, assim como de uma maior colaboração por parte dos fabricantes de veículos no apoio à implementação da cibersegurança.

Sustentabilidade

Por fim, Joaquim Candeias indicou haver um esforço, por parte da FIGIEFA em acompanhar as tendências e diferentes necessidades do mercado. Em matérias da sustentabilidade, foi criado um Grupo de Trabalho específico para este tema, com o intuito de investigar e pesquisar sobre ajuda e fundos disponíveis para operadores no IAM, assim como de informar as instituições da UE sobre as actividades sustentáveis com impacto no IAM.